Foto: Divulgação Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol
Realizados a cada quatro anos, os Jogos Olímpicos são uma oportunidade para amantes do esporte acompanharem as mais diversas modalidades que são disputadas durante os dias de evento. A partir da edição de 2028, em Los Angeles, será possível torcer por mais cinco esportes: críquete, flag football, squash, beisebol/softbol e lacrosse.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nesta segunda-feira (16), o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a inclusão das cinco modalidades que haviam sido propostas pelo Comitê Organizador dos Jogos de 2028. A aprovação foi por quase unanimidade. De 90 membros do COI, apenas dois foram contra a inclusão dos esportes.
Dos esportes aprovados, apenas o squash e o flag football serão estreantes de fato já que nunca foram disputados em nenhuma Olimpíadas. O beisebol/softbol foi disputado entre 1992 e 2008, e voltou ao programa olímpico em 2020. O lacrosse esteve presente nas edições de 1904 e 1908. E, por fim, o críquete foi disputado em 1900.
Flag football
A modalidade é uma derivação do futebol americano. Nesta versão há menos contato físico já que, ao invés de derrubar o adversário para roubar a bola, o atleta tenta retirar uma fita (a flag) da cintura do rival. Assim como na versão original, o objetivo no flag football é avançar com a bola pelo território adversário e marcar touchdowns. A Região Central do Rio Grande do Sul é representada pela equipe feminina do Santa Maria Soldiers.
- Santa-marienses garantem título de vôlei master na Serra Gaúcha
- “Uma hora eu estava disputando o campeonato carioca e pouco tempo depois eu sou campeão da Copa Conmebol”, afirma ex-goleiro do Botafogo que reside em Santa Maria
Beisebol/softbol
Esporte muito tradicional da cultura norte-americana, o beisebol é uma modalidade praticada com bola, luvas e tacos. É praticado por duas equipes de nove jogadores, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. O objetivo do jogo é marcar pontos quando o bastão acerta a bola que é lançada. O rebatedor corre pelas bases do campo para marcar. Um turno de ataque e defesa de cada time representa uma entrada. Nove entradas compõem um jogo profissional. O time com mais corridas é o vencedor. O softbol é a versão feminina do esporte.
Críquete
Com origem no século 16 na Inglaterra, o esporte, que utiliza tacos, é muito semelhante ao beisebol. Jogam onze atletas de cada lado. O campo de jogo é oval e tem um corredor no centro que mede 20 m de comprimento por 3 m de largura. Em cada extremidade da área retangular, há uma baliza (com três varetas), chamada de wicket. A bola é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário, que precisa defender sua baliza.
Squash
Muito semelhante ao pádel e com os princípios do tênis, o squash é praticado em uma quadra fechada por quatro paredes. Dois ou quatro jogadores rebatem uma bola com o uso de uma raquete. O objetivo do squash é marcar mais pontos que o adversário. Cada atleta deve acertar com a raquete a bola na parede frontal antes que ela dê mais de um quique no chão.
Lacrosse
O esporte é praticado em equipes de 10 (masculino) ou 12 (feminino) jogadores. É utilizado um taco que possui uma rede na ponta em que se carrega, passa e atira a bola em direção ao gol. O objetivo do jogo é marcar mais pontos que o adversário. Nas Olimpíadas, será disputada uma versão reduzida com apenas seis jogadores de cada lado.